5dez 2020
00:00 UTC
#linguistweets
#abralin

Saiba mais

A conferência

Linguistweets é uma conferência online que se realizará exclusivamente no Twitter. Trabalhos selecionados serão apresentados em uma série de no máximo 6 tweets, durante um período de 15 minutos, sob a hashtag #linguistweets.

Conferências no Twitter evitam o inconveniente e gastos com viagens e promovem a ciência aberta: especialistas e não especialistas podem acompanhar as apresentações, fazer perguntas e participar das discussões.

O Linguistweets é organizado pela Associação Brasileira de Linguística.

Conheça o programaSaiba como participar

Datas importantes

15Out 2020 23:59 UTC15Out 2020 20:59 Horário Local *
Prazo para envio do resumo
10Nov 2020 23:59 UTC10Nov 2020 20:59 Horário Local *
Resultado
15Nov 2020 23:59 UTC15Nov 2020 20:59 Horário Local *
Publicação da programação
5Dez 2020 00:00 UTC4Dez 2020 21:00 Horário Local *
Conferência
31Jul 2021 23:59 UTC31Jul 2021 20:59 Horário Local *
Prazo para enviar o artigo completo para publicação em Cadernos de Linguística

Regras e diretrizes

  1. Você deve ter uma conta no Twitter. Se você não tiver uma conta ainda, leia isto e isto.
  2. Sua apresentação não pode exceder seis tuítes, em apenas uma sequência. Todos os seis tuítes devem ser postados em um período máximo de 15 minutos.
  3. O primeiro tuíte deve começar com o hashtag #linguistweets. Use hashtags para interagir com o público desejado. Você pode adicionar quantas hashtags quiser. As pessoas podem descobrir o seu trabalho no Twitter através de hashtags.
  4. O primeiro tuíte deve idealmente chamar a atenção para o tópico de seu trabalho. Pode ser, por exemplo, uma pergunta instigante. Os outros cinco tuítes podem tentar responder a essa pergunta de muitas maneiras diferentes.
  5. Confira as dicas de Lauren Gawne para uma excelente apresentação no Linguistweets aqui.
  6. Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.
  7. Links para materiais adicionais de apresentação não são permitidos.
  8. Você pode apresentar resultados que não foram publicados antes, artigos no prelo (preprints) ou mesmo um trabalho já publicado. A idéia é fazer circular sua pesquisa no Twitter! Se sua apresentação estiver relacionada a um trabalho já publicado, forneça um link para o artigo. Isto aumentará a pontuação do trabalho em ferramentas de rastreamento de mídia social como Altmetric, Plum Analytics e Dimensions!
  9. Fotos, gráficos e vídeos podem ser utilizados na apresentação. Para que seu trabalho alcance o maior número de pessoas possível, considere a possibilidade de fornecer descrições de imagens, usando as opções de acessibilidade do Twitter. As instruções para aumentar a acessibilidade visual no Twitter podem ser encontradas aqui. Para garantir que as imagens estejam disponíveis para daltônicos, por favor use esquemas de cores apropriados. O apresentador é responsável por garantir que possui os direitos autorais e permissões de uso para a publicação do material no Twitter.
  10. Crie tuítes que sejam acessíveis a um público amplo. Uma conferência no Twitter não se destina apenas a especialistas; tem por objetivo também divulgar o conhecimento científico para não-especialistas.
  11. Para evitar problemas durante sua apresentação, esboce seus tuítes com antecedência. Você pode verificar a contagem de caracteres em plataformas online ou editores de texto.
  12. Ensaie sua apresentação e certifique-se de estar familiarizado com a forma como os comentários são mostrados no Twitter antes da conferência, para que possa respondê-los eficazmente.
  13. Note que os tuítes não podem ser alterados depois de serem publicados, portanto, antes de postar, verifique cuidadosamente se há algum problema.
  14. Procure espaçar a publicação dos tuítes nos primeiros minutos do tempo total destinado à sua apresentação, ao invés de publicar todos de uma única vez. Assim as pessoas poderão ler e compreender melhor cada um deles.
  15. Você deve planejar estar on-line durante o período indicado para a sua apresentação, de maneira que possa responder a perguntas e comentários. Se você não puder apresentar durante seu horário, você pode agendar seus tuítes usando serviços como o Tweetdeck, para que eles sejam postados automaticamente no horário estabelecido para a sua apresentação.
  16. Ao interagir com outros durante a conferência, responda diretamente aos tuítes usando a opção "Responder" para que você crie uma sequência e outros possam acompanhar a conversa.
  17. Você não está limitado a responder a perguntas e comentários apenas em seu espaço de tempo. Você pode participar da discussão durante toda a conferência.
  18. Qualquer pessoa pode participar da conferência, mesmo que não esteja apresentando trabalho.
  19. Antes do início da conferência, verifique a programação e anote os horários das palestras em que está interessado, para que você possa interagir com o apresentador durante a apresentação. Siga os apresentadores e a hashtag #linguistweets no Twitter. Assim será notificado quando o apresentador tuitar a hashtag #linguistweets e poderá imediatamente acompanhar a apresentação.
  20. Este website exibirá automaticamente em sua página principal o trabalho que está sendo apresentado no momento em que você o visitar durante a conferência. Você poderá então clicar no tuíte compartilhado na página principal e ser redirecionado para a apresentação no Twitter. A partir daí, poderá interagir com o apresentador. Após o término do tempo de apresentação, um link do trabalho apresentado estará disponível na página de programação, disponível aqui.
  21. Lembre-se de incluir a hashtag #linguistweets em todas as suas perguntas e comentários para que outros possam encontrar seus tuítes e saber que eles estão relacionados com a Conferência Linguistweets.
  22. Certifique-se de que sua conta seja pública para que outros possam ver e interagir com seus tuítes.
  23. A Conferência Linguistweets é um evento inclusivo. Linguagem agressiva, ofensiva, discriminatória ou abusiva não será tolerada. Quem violar esta regra será reportado ao Twitter.

Contato

Informações Gerais

Abralin
[email protected]

Aviso legal

As opiniões e informações compartilhadas no Linguistweets são as dos participantes e não as da Associação Brasileira de Linguística.

Saiba mais